12ª CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REALIZADA EM MARIANO MORO 12ª CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REALIZADA EM MARIANO MORO

30/09/2022 Assessoria de Imprensa

O município de Mariano Moro realizou na última semana, a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma conferência de âmbito nacional. Em Mariano Moro, o encontro foi sediado no CTG Estribo da Amizade durante a terça-feira 27 de setembro, envolvendo também o município vizinho, Severiano de Almeida.

O tema deste ano é: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade com os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; eixo 2: enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid 19; eixo 3: ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; eixo 4: participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; eixo 5: garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da Covid-19.

A conferência teve início as 8:30, e contou com a presença de autoridades, profissionais, entidades, e público em geral. A banda do Cras também marcou presença realizando sua apresentação. Ainda, dentro do cronograma do evento, a assistente social Roselaine Klaus Camatti ministrou palestra magna abordando assuntos referentes ao tema principal do evento.

Durante o encontro, foram deliberadas cinco propostas para cada eixo a nível municipal, e três propostas a nível estadual. Estas propostas serão levadas para debate na conferência estadual que ainda não tem data marcada para realização.

Na parte final, também foram escolhidos os delegados(as) municipais, assim definido:

- Representantes Adolescentes: titular Ana Julia Ecker, suplente Mayara Weber;

- Representantes do COMDICAMM: titular Deisimara da Rosa Capeletti (governamental), suplente Gerson Meneghel (sociedade civil);

- Representante dos profissionais da rede de atendimento: titular Loreci Terezinha Vendrusculo, suplente Fabiana Paludo Peruzin.