A Secretaria de Assistência Social/CRAS de Mariano Moro, com os municípios de Barão de Cotegipe, Charrua, Sertão, Gaurama, Quatro-irmãos e Severiano de Almeida, participou da I Conferencia Regional Da Pessoa Idosa, sendo Severiano De Almeida a sede desta primeira edição. O evento aconteceu na última terça-feira (13).
Na oportunidade, foi apresentada a temática da Conferência, que este ano é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”. Dentro desse tema tão amplo, cada município constrói suas propostas para os três níveis: União-Estado-Município, norteadas por cinco eixos principais, que são:
1. Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
2. Fortalecimento das Políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
3. Proteção e Enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
4. Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
5. Consolidação e Fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro.
Na oportunidade, foram eleitos os delegados que representam cada município na fase estadual da Conferência, que acontece nos dias 08, 09 e 10 de setembro de 2025 em Porto Alegre, onde novamente serão elencadas as propostas que visam os direitos de proteção e segurança da Pessoa Idosa.